
É neste ponto que é válido destacar o método da Pedagogia de Comenius, que é ensinar tudo a todos de forma mais rápida buscando a universalização do conhecimento por meio da organização e da sistematização do saber. Observa-se, portanto, que o período de transição do feudalismo para o capitalismo centraliza suas energias, no ponto de vista educacional, no conhecimento do professor, dando espaço para o surgimento do autoritarismo do educador.
Ao enfatizar o autoritarismo pedagógico, pode-se fazer uma analogia deste com o pensamento de Galileu escrito por Brecht: infeliz é o sujeito que descarta seu pensamento crítico para seguir uma verdade imposta por outro. Neste pensamento, é evidenciado a ignorância que o aluno pode viver ao acreditar que o professor é a fonte da verdade absoluta.
Tentando demonstrar o papel da criança na educação, que Rousseau parte de pressuposto básico do qual inicia toda sua teoria: mostrar que a educação é fonte demonstrativa dos interesses particulares da criança fazendo com que ela encontre sua capacidade de interpretar tudo que está em sua volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário