sexta-feira, 3 de julho de 2009

Por que brincar com o vai-e-vem?

Esta atividade tem como objetivo resgatar na criança o prazer de brincar com brinquedos que seus familiares brincaram. Para tanto é preciso desenvolver na criança uma sensibilidade de criar seus próprios brinquedos, trabalhar com o lúdico, fazer com que o aprendizado desta atividade sirva para a vida, obter momentos de lazer e acima de tudo unir o prazer de brincar e se divertir. Pretende-se também iniciar com a criança a importância da preservação da natureza, reciclando garrafas plásticas e caixas de leite longa vida que são os materiais que mais demoram a degenerar no meio ambiente.

Além desses pressupostos, a realização da atividade tem como objetivo primordial despertar na criança a curiosidade, propor desafios na construção do brinquedo e buscar o desenvolvimento psico-motor da criança baseado nos movimentos das mãos e dos braços assim como a capacidade de raciocínio.


Desta maneira, esta atividade procurará desenvolver na criança seu aspecto mais infantil que está sendo perdido diante de tantas informações, que a mesma recebe através da mídia e outros meios de comunicação antes mesmo de ingressar na vida escolar, tantas informações que na maioria das vezes acabam prejudicando as crianças, que não são capazes de selecioná-las, o que pode levá-las até mesmo a não desenvolver o seu potencial de criatividade e seu envolvimento com o seu grupo de relacionamento, levando-as a atitudes individualistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário