sexta-feira, 3 de julho de 2009

Capítulo II – Os estágios do desenvolvimento humano e a busca do equilíbrio do indivíduo entre suas disposições naturais e suas disposições sociais


Rousseau declara a importância dos estágios na educação por conta do desenvolvimento humano. Ele acredita que o homem nasce puro o que lhe corrompe é a sua relação com a sociedade. Por isso, julgava importante manter o indivíduo isolado das grandes cidades a fim de que se prepare para entrar em relação social isento da impregnação da civilização. Para Rousseau, o sujeito somente estaria preparado para entrar em contato com o mundo social quando chegasse a adolescência, período considerado por ele como o período da maturidade, quando o sujeito torna-se um ser moral capaz de diferenciar seus desejos de seus deveres, é o chamado cidadão de corpo e alma. Isto porque, o educador busca estimular em seu aluno a capacidade crítica por meio do seu conhecimento das características próprias de seu educando. Por isso, seu lema era: conheça seu aluno. Após este estágio educativo, o sujeito estaria preparado para alcançar o equilíbrio entre as disposições naturais do homem com suas disposições sociais. Em outras palavras, o indivíduo consegue realizar seus desejos e suas escolhas sem quebrar com as normas da civilização. Portanto, o sujeito precisa de seu livre arbítrio para tomar suas decisões sem esquecer das limitações do cotidiano social. É claro que Rousseau deixa explícito a dificuldade que o sujeito encontrará ao tentar equilibrar esses dois aspectos: civil e natural. Mas, é necessário que isto ocorra para que o sujeito torne senhor de si mesmo sem que haja alguém para lhe comandar.

Dito isto, é importante concluir que o filósofo Rousseau defensor da liberdade e da igualdade entre os homens contribuiu muito para o surgimento da Pedagogia Moderna porque defendia com unhas e dentes a criticidade do aluno proveniente das suas características particulares. Esta concepção deu origem a estrutura-cognitiva defendida por Piaget e por tantos outros teóricos da psico-pedagogia que acreditam que a educação somente ocorre por meio da construção conhecimento a partir dos conhecimentos prévios do aluno. Outro ponto relevante na sua contribuição é que o aluno por ser um sujeito capaz de pensar e refletir sobre o mundo, a educação agora possui um caráter bidirecional do qual aluno e professor aprendem e ensinam constantemente. Desta forma, é apoiada a idéia de que o autoritarismo pedagógico deve ser abolido para que os homens não apenas reproduzam e conservem os elementos sociais, mas os transforme.

Portanto, diante de todo este apoio teórico em torno das idéias de Rousseau, pode-se concluir que este pensador é a base da Pedagogia Moderna.

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